Transmissão de doenças em hospitais: como a esterilização pode eliminar o problema

Quando o assunto é saúde, a segurança do serviço prestado não pode ser ignorada. Entre os processos que contribuem para isso, destaca-se a esterilização dos materiais. Você conhece tudo sobre o assunto? Caso ainda tenha dúvidas, não se preocupe. Explicaremos, neste post, como funciona o processo e como ele pode eliminar a transmissão de doenças em hospitais.

 

Também mostraremos, como ponto de partida, um caso recente que levou ao risco de infecção a quase quatro mil pessoas nos Estados Unidos. Por fim, detalharemos a esterilização por óxido de etileno, que é uma das melhores opções disponíveis. Ficou interessado? Então, continue com a gente!

 

 

Infecção em massa

Um lapso no centro cirúrgico HealthPlus, localizado na cidade de Saddle Brook, Nova Jersey, pode ter exposto 3.778 pacientes às hepatites B e C, ao HIV e a outras infecções transmitidas pelo sangue. A razão de tudo isso é que o procedimento de esterilização não era realizado corretamente no hospital. A informação foi divulgada no portal R7, no dia 25 de dezembro.

 

Os pacientes que passaram pelo ambulatório entre janeiro e setembro deste ano foram alertados sobre os riscos que a situação oferece. Segundo a investigação do Departamento de Saúde de Nova Jersey, os funcionários não seguiam os procedimentos de limpeza e esterilização dos instrumentos e, consequentemente, essa foi considerada a causa do problema.

 

 

Importância da esterilização

A esterilização é um processo imprescindível no que se refere à garantia da segurança dos produtos para saúde e dos instrumentos utilizados em ambientes hospitalares. Por meio dela, o risco de infecção é eliminado, fazendo com que os instrumentos sejam reutilizados.

 

Mas atenção: para que o serviço seja realizado com qualidade e ofereça a confiabilidade que um hospital ou uma clínica requerem, aposte em processos bem definidos, protocolos e POPs validados em sua Central de Material e Esterilização (CME) ou conte com o serviço de uma empresa processadora de qualidade. Elas poderão, com eficácia, realizar o processamento, o acondicionamento, o armazenamento e a distribuição dos materiais.

 

Apesar de existirem várias formas de realizar a esterilização, a escolha deve levar em conta o tipo de material e o risco de contaminação que ele oferece.

 

3-Banner-Blog_Oxetil_V2_300x300

 

Esterilização por óxido de etileno

Um dos métodos mais eficientes é a esterilização por óxido de etileno, já que ele atua em baixa temperatura, conservando a composição dos materiais. Ele é indicado para itens hospitalares que não podem ser expostos ao calor ou a agentes líquidos. Instrumentos de uso intravenoso e cardiopulmonar estão inseridos nesse grupo.

 

O óxido de etileno (C2H4O) é um gás incolor e altamente inflamável. Sua ação está relacionada ao fato de a substância reagir com o núcleo do microrganismo, impedindo sua reprodução. Além da segurança, o custo/benefício do processo o torna uma das melhores opções.

 

Agora que você conhece a importância do processamento e da esterilização, saiba como aplicar os processos ao seu dia a dia, conferindo segurança aos seus procedimentos. Fale com um especialista.

Anvisa libera o processamento de cateteres de eletrofisiologia e de cânulas para perfusão de cirurgias cardíacas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 256, suspendeu as proibições relacionadas ao processamento de cateteres de eletrofisiologia e de cânulas para perfusão de cirurgias cardíacas. A medida, que tem caráter provisório, foi publicada no dia 18 de dezembro de 2018.

 

Sabe o que motivou essa mudança? Foi o risco de o Sistema Único de Saúde (SUS) não conseguir realizar todas as cirurgias e os procedimentos demandados pela população se os materiais pudessem ser usados apenas uma vez. Para ler a Resolução na íntegra, continue com a gente!

 

Com o processamento de cateteres de eletrofisiologia e de cânulas para perfusão de cirurgias cardíacas, a área da saúde ganha economia sem perder segurança. Mas atenção: para que o processo seja eficiente e confiável, escolha uma empresa que preze pela qualidade e siga a risca o manual de boas práticas definidas pela Anvisa. A OXETIL FGF tem tudo isso. Conheça as nossas soluções.

 

1-Banner-Blog_Oxetil_V2_300x300

Expo-Hospital Brasil – Participação da OXETIL é um sucesso

A Expo-Hospital Brasil 2018 foi um verdadeiro sucesso. Contando com a participação da OXETIL, o evento trouxe para os participantes todas as novidades do mercado da saúde. A feira aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro e atraiu um público plural do segmento hospitalar.

 

Durante os três dias do evento, diversos congressos aconteceram. Um grande destaque ficou por conta da apresentação da palestra com a enfermeira, pesquisadora e professora da Universidade de São Paulo (USP) Kazuko Uchikawa Graziano, sobre processamento de produtos para saúde termossensíveis, patrocinada pela OXETIL.

 

Além da palestra, a OXETIL participou com um stand que apresentou a empresa e os trabalhos realizados com processamento de produtos para a área da saúde. A OXETIL tem serviços com custo competitivo e disponibiliza os materiais processados com agilidade (até 72h), empregando técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização totalmente regulamentadas.

 

Os diferenciais da OXETIL focam na inovação e, por isso, não poderiam estar de fora da Expo-Hospital 2018.

 

expo-hospital-brasil-oxetil2

O que é a Expo-Hospital Brasil?

Uma das maiores feiras de saúde do país, a Expo-Hospital Brasil aconteceu em Belo Horizonte. Durante três dias, foram apresentados diversos produtos e serviços, além de lançamentos de novas tecnologias.

 

Além disso, a Expo-Hospital Brasil ofereceu nove congressos com assuntos diversos dentro da programação e diversos expositores, criando um ambiente de troca de conhecimento e estreitamento de relações entre marcas, hospitais, clínicas e profissionais da saúde.

 

Foram mais de 2.300 participantes, 1.200 congressistas e 1.100 instituições de saúde. Um ambiente excelente de atualização e geração de negócios da saúde. De acordo com a responsável técnica da OXETIL, Fernanda Carvalho, a empresa teve um grande aproveitamento. “A participação da OXETIL foi muito positiva. Além de conversarmos com clientes, também tivemos contato com novos fornecedores e prestadores de serviço. Isso é muito bom, até mesmo para melhorarmos nossos processos.”

 

O mercado da saúde no Brasil

Segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o Brasil possui 6.150 hospitais. Desses, 62% são privados. Ademais, a associação indicou que o faturamento total dos hospitais é de R$ 50 bilhões. O gasto público também impressiona. De acordo com o Banco Mundial, o Brasil gastou em 2014 o equivalente a 4,5% do Produto Interno Bruto.

 

Com isso em mente, não é estranho pensar que a Expo-Hospital Brasil movimentou na edição 2017 mais de 120 milhões de reais. Os dados deste ano ainda não foram liberados, mas a expectativa é de que o volume de negócios ultrapasse os 170 milhões de reais.

 

2-Banner-Blog-Rastreabilidade-na-saude-V2_400x200

 

OXETIL e Expo-Hospital Brasil 2018 – uma parceria que deu certo

Essa foi a terceira vez que a OXETIL participou do evento. Pensando em proporcionar um momento de atualização e formação, além de patrocinar a palestra da professora Kazuko Graziano, a empresa promoveu também uma mesa-redonda sobre o processamento de produtos para saúde termossensíveis.

 

Apoiar e participar dessa iniciativa foi muito importante, principalmente pelo fato de a docente ser referência na área. “Foi muito bacana promover a palestra de uma pessoa tão capacitada. O resultado não poderia ser outro, com os participantes gostando e interagindo muito”, finalizou Fernanda.

 

A Expo-Hospital Brasil 2018 foi uma ótima oportunidade para debater o ambiente hospitalar, mas ainda é possível se desenvolver e capacitar. Aprofunde seus conhecimentos sobre processamento e esterilização com a OXETIL.

 

Acessando esse link, você terá acesso a uma série de materiais que vão fazer toda a diferença na sua capacitação.