Artigos

O que pode ser esterilizado por óxido de etileno?

A esterilização por óxido de etileno é o processo mais indicado para materiais termossensíveis, ou seja, aqueles com características físicas incompatíveis com os processos convencionais de esterilização em alta temperatura. Nesse grupo, inserem-se os seguintes itens:

 

  • Artigos de hemodinâmica;
  • Artigos para assistência respiratória;
  • Produtos de oftalmologia, entre outros.

Quais são as propriedades do óxido de etileno?

O óxido de etileno é altamente eficaz pela sua penetração, difusibilidade e pela capacidade de atuar em baixa temperatura, podendo esterilizar artigos médico-hospitalares termossensíveis, estreitos ou longos, compostos por qualquer matéria-prima. Com isso, a esterilização acontece diretamente no material já embalado, devido a penetrabilidade do gás.

 

O processo substitui tanto os processos físicos de esterilização, que envolvem calor seco e úmido, quanto os químicos a frio, tais como o glutaraldeído e o formaldeído. Por conta de os materiais serem termossensíveis, tudo acontece em baixa temperatura, com variação entre 35ºC e 65ºC.

 

2-Banner-Blog-Rastreabilidade-na-saude-V2_400x200

 

Como é a esterilização por óxido de etileno?

A esterilização por óxido de etileno é uma metodologia internacionalmente consagrada, classificada como “Padrão Ouro” de esterilização (Gold Standard). A esterilização mata os microrganismos e seus esporos. O processo preserva os materiais termossensíveis e cumpre o seu objetivo de forma segura, com eficiência e qualidade comprovadas. Para garantir confiabilidade, existe uma regulamentação própria sobre o tema (Portaria Interministerial nº 482, de 16 de abril de 1999), que determina a sua utilização a partir de critérios preestabelecidos.

 

Cabe destacar que todos os ciclos de esterilização são controlados com indicadores químicos, biológicos, integradores e registro impresso de todos os parâmetros do processo. Ainda são realizadas análises laboratoriais de controle de qualidade, como análises cromatográficas e testes de esterilidade. Vale destacar que a esterilização pelo gás óxido de etileno é sempre realizada na presença de vapor de água para que ocorra efetividade do método.

 

Podemos dividir a esterilização por óxido de etileno nas seguintes etapas:

 

  • teste de segurança e integridade da câmara de esterilização;
  • retirada do oxigênio da câmara (vácuo);
  • verificação e controle de umidade;
  • verificação e controle de pressão;
  • verificação e controle de temperatura;
  • injeção do gás óxido de etileno e controle do tempo de exposição;
  • retirada do gás;
  • aeração forçada, na qual o residual de óxido de etileno é retirado dos materiais hospitalares.

 

Viu como a esterilização por óxido de etileno é vantajosa e essencial aos itens termossensíveis? Agora que você já conhece o processo, é essencial confiar em uma empresa especializada no assunto e que seja capaz de garantir a qualidade do serviço prestado. Para isso, a OXETIL FGF é a escolha perfeita.

 

Fale com um de nossos especialistas e encontre a solução para reduzir custos de sua empresa.

 

esterilização de materiais