Artigos

Por que contratar uma empresa especializada no processamento e na esterilização de materiais para saúde?

O que é mais vantajoso e viável: apostar na contratação de serviços externos de processamento e esterilização ou fazer isso no próprio hospital ou na própria clínica? É esse o tema do texto de hoje. A seguir, você descobrirá a resposta da pergunta e poderá experimentar todos os benefícios da escolha certa em seu negócio. Boa leitura!

 

A importância da esterilização

Para aprofundarmos a discussão sobre o tema deste post, precisamos de uma contextualização. Em primeiro lugar, você precisa saber que o processamento de materiais hospitalares é uma prática amplamente utilizada nas entidades de saúde, implicando custos muito menores que um produto similar novo. Essa técnica transforma um item médico usado em material estéril e seguro ao reuso. A esterilização faz parte da cadeia do processo, mais amplo, que é o processamento.

 

Não seria economicamente viável que uma instituição comprasse todos os materiais necessários a cada procedimento. Além do gasto muito alto, o emprego de recursos renováveis na fabricação representaria um prejuízo ainda maior para todos. Nesse sentido, o processamento aparece como uma solução econômica e totalmente segura.

 

Existem diversos métodos de esterilização, mas o que utiliza óxido de etileno destaca-se como um dos mais eficientes. Afinal, a probabilidade de um microrganismo submetido ao processo de esterilização sobreviver é menor que uma em um milhão.

 

1-Banner-Blog_Oxetil_V2_300x300

 

As vantagens da contratação de serviços externos

A contratação desses serviços representa muitas vantagens para hospitais e clínicas. As duas principais são a economia e a garantia de total segurança no processo.

 

Por falar nisso, ter certeza sobre a confiabilidade do serviço é muito simples. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo, conta com uma resolução, a RDC15, que regulariza os pré-requisitos para o processamento. Dessa forma, as empresas processadoras, para agir em conformidade com a lei, devem cumprir a série de determinações, como o fato de toda a estrutura e as instalações precisarem seguir a padronização definida.

 

Geralmente, as empresas prestadoras do serviço renomadas apresentam total transparência em seu processo. O espaço, muitas vezes, é especialmente construído para a operação, contando com modernos equipamentos, garantindo, assim, a qualidade do processamento.

 

Quem executa o processo — em empresas confiáveis, é claro — são profissionais extremamente qualificados. Enfermeiros, farmacêuticos e biólogos especializados na área costumam compor o quadro de funcionários responsável pela esterilidade dos materiais. Ao conhecer mais sobre o currículo de cada um, você verá que todos os materiais estarão em ótimas mãos.

 

A rastreabilidade de materiais utilizados na área de saúde é uma exigência mundial. O sistema de rastreabilidade individual via web, oferecido pelas prestadoras de serviço, garante segurança e tranquilidade ao cliente, fornecendo informações precisas de cada item em particular.

 

Para encerrar a seleção de benefícios de que decidimos falar hoje, citaremos a logística eficiente que coleta e entrega os produtos, garantindo a integridade deles. Tudo isso de maneira muito rápida, uma vez que o prazo varia entre 48h e 72h.

 

Ao longo deste artigo, você acompanhou as principais vantagens de apostar em uma empresa especializada para realizar os serviços de processamento e esterilização. Que tal trazer todos eles para a sua realidade? Fale com um de nossos especialistas e descubra como!

 

esterilização de materiais