Artigos

Empresa de processamento e esterilização: por que realizar visitas técnicas?

A contratação de empresas de esterilização e processamento, como a OXETIL FGF, é prática comum em hospitais e clínicas. A prestação do serviço de processamento por óxido de etileno, cuja transparência é garantida pela empresa, é também responsabilidade do Centro de Materiais e Esterilização do hospital contratante.

 

O profissional à frente do CME promove visitas técnicas ao estabelecimento com a frequência estipulada por ele. Para algumas pessoas, esse setor é o coração do hospital. O trabalho, realizado em equipe, é uma das principais etapas para prevenir e controlar a infecção hospitalar. Com a visitação, esses colaboradores reconhecem a importância do seu exercício e o modo como ele é refletido em todas as etapas do processamento e esterilização.

 

Ainda assim, ter um Centro de Materiais e Esterilização próprio pode se tornar um peso devido aos gastos. Por isso, algumas instituições optam por encaminhar para unidade processadora todos os materiais passíveis de processamento. A decisão, pautada nas questões de saúde e de administração, gera mais segurança aos pacientes e profissionais. Isso porque uma empresa parceira pode e vai se dedicar exclusivamente à atividade de processamento.

 

Para a parte administrativa, a contratação de empresa processadora consegue reduzir os custos. Com ela, há menos despesas com equipamentos, mão de obra e capacitações, por exemplo. Como resultado, ter todo o trabalho de uma CME realizado em parceria com uma empresa de confiança otimiza e aumenta a produtividade do setor. Mas, nesses casos, a visita técnica ainda é fundamental? Ao longo do texto, responderemos essa questão. Confira!

 

Como é a estrutura de uma empresa de processamento e esterilização?

A OXETIL FGF possui laboratório próprio responsável por realizar as análises de residual tóxico e esterilidade dos materiais, assegurando a qualidade do processamento. O moderno Laboratório de Cromatografia realiza, para todos os ciclos de esterilização, a análise do residual do óxido de etileno e seus subprotudos, preconizada pela Portaria Interministerial 482/99, valendo-se da técnica de cromatografia gasosa.

 

Os transportes dos materiais pela empresa são realizados em contêineres plásticos, lisos, rígidos, atóxicos e hermeticamente fechados. Os artigos processados são submetidos à esterilização em embalagens confeccionadas em papel grau cirúrgico e filme polímero, tudo isso em atendimento às normas aplicáveis.

 

2-Banner-Blog-Rastreabilidade-na-saude-V2_400x200

 

Como funciona a visita técnica?

Em uma visita técnica, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos, por exemplo, têm acesso a toda a estrutura citada. É o que acontece quando um cliente ou qualquer hospital ou clínica de saúde humana deseja conhecer e contratar a prestação de serviço da OXETIL FGF. Os colaboradores são apresentados a todas as etapas de processamento e ao processo de esterilização realizado na empresa.

 

A apresentação acontece desde a inspeção inicial, passando pela limpeza técnica, pela secagem, pelo controle de qualidade, pela embalagem, pela esterilização, pela conferência final e área de expedição. Observa, ainda, o fluxo estabelecido para todas essas etapas do processamento, a rastreabilidade do processo e a rastreabilidade individual do material, o acompanhamento dos laudos, as amostras de esterilização e a realização da cromatografia gasosa, a análise de esterilidade e os testes para validação e monitoramento da eficácia de limpeza dos produtos. Com a visita, é possível fortalecer a parceria entre instituições, fator fundamental para a eficácia do trabalho, além de não deixar dúvidas em relação à segurança do serviço.

 

Finalmente, a resposta é: sim, visitas técnicas são muito importantes. Aposte em uma empresa que valoriza esse momento e que, em todas as etapas, certifica o controle de qualidade do processamento e da esterilização. A OXETIL FGF oferece tudo isso. Entre em contato com um de nossos especialistas!

 

esterilização de materiais