Artigos

5 dicas para escolher uma boa empresa de esterilização

Terceirizar o processamento de materiais é uma boa forma de economizar e garantir a total segurança do processo. No mercado brasileiro, várias são as empresas de esterilização e processamento que oferecem o serviço para clínicas e hospitais. Entretanto, escolher uma empresa de confiança pode não ser tão fácil quanto parece.

 

Ao pesquisar sobre as empresas que atuam no mercado, você precisa levar em consideração alguns quesitos, como cumprimentos das resoluções criadas pela ANVISA. A RDC 15 e a RDC50 regularizam os pré-requisitos para o processamento. Confira o que mais você deve levar em conta antes de optar por uma empresa de esterilização.

 

1.     Empresa regulamentada

Para oferecer o serviço de esterilização de materiais, a empresa precisa estar de acordo com as regulamentações impostas pela ANVISA. A RDC 50, de fevereiro de 2002, prevê que o local de esterilização deva atender aos seguintes critérios:

 

  • Ambiente com dimensões mínimas e instalações necessárias;
  • Pisos e paredes com acabamentos laváveis e com o mínimo de juntas possíveis;
  • Ambiente em bom estado de conservação;
  • Bancadas de fácil higienização e favorecimento ergonômico do funcionário;
  • Superfícies impermeáveis, lisas, laváveis, de cor clara e de fácil manutenção;
  • Ambiente iluminado com luz artificial para favorecer a conferência da limpeza (evitando a luz do sol);
  • Ambiente com janelas protegidas com telas milimétricas para evitar a entrada de insetos e roedores;
  • Ventilações mecânica ou natural são permitidas na área suja, porém devem ser evitadas na área limpa e estéril.

 

 

2.     Soluções que se adequam ao seu produto

Existem vários processos químicos e físicos pelos quais os materiais podem ser esterilizados. Identificar qual é o melhor tipo de esterilização que se adequa ao seu produto é essencial na hora de escolher a melhor empresa de esterilização.

 

O óxido de etileno é o método mais recomendado para materiais termossensíveis, que não podem ser esterilizados sob altas temperaturas. Esse tipo de esterilização é bastante comum nas áreas da saúde, garantindo a integridade e a segurança do material hospitalar.

 

Sua eficiência se deve ao fato de o óxido de etileno preservar sua composição. Ele reage com a parte sulfídrica da proteína do sítio ativo no núcleo do microrganismo, impedindo sua reprodução e proporcionando uma completa esterilização.

 

3.     Confiabilidade no processo

Por se tratar de um procedimento que envolve, principalmente, o manuseio de materiais hospitalares, é preciso ter total confiança na empresa de esterilização escolhida e no método a ser aplicado.

 

Além de atender todas as normas impostas pela ANVISA, a empresa deve possuir um local adequado para o processo de esterilização, evitando o risco de contaminação cruzada. Para que isso ocorra, o ideal é que a empresa seja especializada em apenas um único método e que apresente total transparência em seu processo.

 

Contrate a Oxetil - mobile

4.     Profissionais capacitados

Os profissionais que trabalham em uma empresa de esterilização precisam ser habilitados para exercerem suas funções. O quadro de funcionários deve ser composto por enfermeiros, farmacêuticos e biólogos que possam assegurar a esterilidade dos materiais confiados à empresa.

 

5.     Tempo de entrega

A agilidade na entrega dos materiais esterilizados é um diferencial na hora de escolher uma empresa para realizar o serviço. Por se tratarem de instrumentos essenciais no dia a dia, hospitais e clínicas não podem ficar muito tempo aguardando que a esterilização seja realizada. Busque empresas que ofereçam esse benefício sem afetar a qualidade do trabalho.

 

OXETIL: a melhor empresa de esterilização com óxido de etileno

A OXETIL FGF foi projetada e construída com o propósito de realizar processamento de produtos médicos por meio da esterilização por óxido de etileno. Com uma estrutura bem montada e definida, a empresa atende integralmente aos requisitos impostos pelo setor.

 

As instalações da empresa foram projetadas para que todas as etapas do processo de esterilização sejam realizadas sem o risco de contaminação cruzada, oferendo ao cliente equipamentos dedicados e exclusivos para as particularidades de cada produto, como:

 

  • Lavadoras ultrassônicas de grande volume, com pressurização para canulados;
  • Secadoras convencionais e específicas para determinados materiais;
  • Equipamentos específicos, que permitem avaliação da funcionalidade;
  • Grande volume diário disponível para esterilização;
  • Frota própria, com barreira de separação entre material estéril e material contaminado, conforme requerido pela legislação;
  • Insumos de alta qualidade e aprovados por órgãos competentes;
  • Laboratório próprio, permitindo o acompanhamento e o monitoramento diário dos processos.

 

Além de toda a infraestrutura que possibilita a esterilização com total segurança, a OXETIL FGF também conta com a excelência no trabalho de seus colaboradores. Toda a equipe técnica da empresa desempenha suas funções com responsabilidade e de acordo com a legislação. Não é à toa que a OXETIL FGF é um grande destaque no setor de processamento de materiais em todo o Brasil.

 

A empresa possui um corpo técnico especializado, constituído por enfermeiros, farmacêuticos e biólogos, e dispõe de um laboratório próprio onde são realizadas análises diárias de cromatografia e esterilidade dos materiais e monitoramento das etapas de processamento e esterilização. A empresa conta com câmaras esterilizadoras usadas exclusivamente no processamento dos materiais.

 

Sistema de rastreabilidade e prazo de entrega

A empresa oferece aos seus clientes o exclusivo Sistema de Rastreabilidade OXETIL (SRO), para garantir total rastreabilidade dos materiais. Com ele, é possível controlar toda a movimentação dos materiais na unidade de saúde e dentro da OXETIL, como estoque, prontuário, envio para processamento, número de processamentos, descarte etc..

 

A OXETIL FGF trabalha com grande eficiência no prazo de entrega dos materiais processados. Com uma logística eficiente e frota própria, presente em toda a região Sudeste do país, a empresa se compromete a realizar a entrega do material processado em até 72h.

 

Como você viu, antes de escolher uma empresa de esterilização de material, é preciso principalmente pesquisar.  Além disso, levar em conta o tipo de material a ser processado e a segurança oferecida em todo o processo é um grande diferencial. Se você ainda está na dúvida sobre qual empresa escolher, clique aqui e peça sua proposta personalizada.

 

esterilização de material hospitalar