Artigos

Logística e rastreabilidade: duas vantagens OXETIL FGF

artigo-vantagens-oxetilQuem trabalha na área de saúde sabe que agilidade e pontualidade são fundamentais. Quando o assunto é a esterilização de materiais médico-hospitalares, não é diferente. Saber que eles estarão à disposição e em condições de uso quando for necessário traz tranquilidade para profissionais de hospitais e clínicas. E essa é uma das vantagens da OXETIL FGF.

 

Essa responsabilidade aumenta a importância de questões como logística. Quanto à pontualidade, indicadores da empresa indicam cumprimento dos prazos em mais de 99% das entregas. O período entre coleta do material contaminado e entrega dos esterilizados não ultrapassa 72 horas, diferencial para prestadores de serviços de saúde em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

 

Quando o assunto é logística, especialmente relevante é a frota da OXETIL FGF para transporte de materiais, sempre em número superior ao utilizado no dia a dia para sanar qualquer eventualidade. São veículos novos e que atendem à RDC n° 15 da Anvisa. Possuem barreira física entre os materiais estéreis e contaminados, e as entradas são diferentes.

 

Consequentemente, o material que sai do hospital não entra em contato com aquele que está retornando. Ao final de cada rota, sempre é feita a desinfecção dos carros. Além disso, o transporte dos materiais ocorre em contêineres plásticos diferenciados visualmente. Eles são brancos, mas com lacres com cores diferentes e placas de identificação.

Agilidade e pontualidade são marcas da OXETIL FGF

 

Se uma coleta é feita na segunda-feira, a entrega ocorre na quinta. Se a busca acontece na terça-feira, sexta-feira será o dia de devolução à unidade de saúde. Ou seja: sempre dentro de 72 horas. Agora, em casos específicos em que há senso de urgência, a OXETIL FGF pode diminuir o prazo para 48 horas.

 

Por meio de indicadores para aferição de qualidade, acompanhados mensalmente, avalia-se se houve falha na entrega de pedidos. Os dados apontam índice superior a 99% de sucesso no cumprimento dos prazos.

 

A logística funcionou até mesmo durante a greve dos caminhoneiros, no primeiro semestre de 2018. Isso porque a OXETIL FGF tem contrato com o posto que fornece combustível à empresa. Devido a isso, foi evitado o desabastecimento no período de crise. Carros sobressalentes e motoristas de sobreaviso também fazem parte do plano de contingência da empresa para o caso de necessidade.

Rastreabilidade também é uma das vantagens OXETIL FGF, sem custos para o cliente

 

Quando seu filho retorna para casa após sair sozinho, você quer saber onde ele esteve, por onde passou e se tudo correu bem, certo? Com os materiais médico-hospitalares, isso é uma obrigação, atendida pela OXETIL FGF antes mesmo de ser regulamentada pela Anvisa, uma prova da responsabilidade da empresa.

 

Enquanto os materiais ficam com a empresa, eles devem passar por procedimentos estabelecidos pela RDC n° 15, entre eles:

 

  • Conferência;
  • Lavagem;
  • Secagem;
  • Inspeção;
  • Controle de Qualidade;
  • Esterilização;
  • Aeração;

 

O prazo é suficiente para assegurar o retorno livre de qualquer contaminação, seja física ou microbiológica.

 

1-Banner-Blog_Oxetil_V2_300x300

 

Rastreabilidade é uma das vantagens OXETIL FGF oferecidas ao cliente

 

São dois os sistemas de rastreabilidade realizados pela OXETIL FGF. Na rastreabilidade interna, é possível saber tudo o que aconteceu com o material de determinado cliente, como as etapas que percorreu e os respectivos responsáveis técnicos, além dos insumos utilizados.

 

Há também a rastreabilidade da embalagem, da segurança de esterilização e até mesmo do lote de óxido de etileno utilizado, bem como dos indicadores biológicos e multiparamétricos usados na autoclave. Tudo fica registrado no sistema, além de outras informações.

 

Também faz parte das vantagens OXETIL FGF, sem nenhum acréscimo para o cliente, a rastreabilidade individual do produto para a saúde. Nela, o material recebe um código único. Essa codificação permite identificar em qual setor da unidade de saúde o equipamento foi utilizado e em qual prontuário. Com ela, também pode-se controlar o número de vezes em que o material foi encaminhado à OXETIL FGF para processamento.

 

Essa quantificação é relevante principalmente em relação à esterilização de materiais críticos, como os utilizados em hemodinâmica, oftalmológicos e alguns tipos de material cirúrgico, cujo número de processamentos é limitado pela própria unidade de saúde, em cumprimento à determinação da Anvisa.

 

Por meio desse sistema, é possível fazer esse controle e determinar quando deve ser feito o descarte. Para esse tipo de rastreabilidade, é necessário o código do registro do material na Anvisa. Através dele, a OXETIL FGF sabe se aquele material é passível de processamento ou não, segundo a legislação brasileira.

Mais vantagens OXETIL FGF? Certificação e alvará em dia e canal aberto com os clientes

 

Na OXETIL FGF, o alvará sanitário é renovado anualmente. Não poderia ser diferente. Mas ele sempre é concedido sem não conformidades, o que mostra a preocupação contínua da empresa com suas instalações. O mesmo ocorre em relação à certificação ISO 9001.

 

Outro diferencial é o canal exclusivo para o contato do cliente com a empresa. Existe no sistema on-line da empresa um chat voltado para o atendimento ao cliente. Também são disponibilizados WhatsApp e os telefones da OXETIL FGF, sempre abertos aos clientes para dúvidas ou sugestões.

 

Quer saber mais sobre logística e rastreabilidade? Ficou com alguma dúvida? Quer relacionar a eficiência e as vantagens OXETIL FGF com as necessidades da sua empresa? É fácil! Fale com um de nossos especialistas e receba um diagnóstico gratuito, com proposta personalizada.

 

esterilização de materiais