Artigos

Esterilização de materiais oftalmológicos: saiba quais produtos podem ser processados

O processamento de materiais oftalmológicos esterilizados com óxido de etileno é uma prática segura para pacientes e profissionais que têm contato com os produtos para a saúde. O processamento de materiais é rigorosamente regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que garante a qualidade e a segurança do procedimento. Além de reduzir os custos dos procedimentos cirúrgicos, que amplia, com isso, o acesso de mais pessoas ao tratamento oftalmológico, esta iniciativa é sustentável e contribui para o meio ambiente.

 

Qual é a principal vantagem do processamento de materiais oftalmológicos com EPETO?

 

Redução de custos para hospitais e clínicas oftalmológicas, viabilizando os procedimentos. É ponto pacífico que o método de esterilização mais vantajoso para produtos oftalmológicos é a esterilização em óxido de etileno. Vários fatores embasam essa premissa:

 

  • Segurança – o método de esterilização com óxido de etileno é considerado “padrão ouro”, elimina os microrganismos pela sua alta capacidade de difusabilidade e de penetração do gás, além de ser realizado em baixa temperatura, preservando a vida útil do material;
  • Qualidade – é máxima. O método é regulamentado e normatizado pela Anvisa (Portaria 482 de 1999 da ANVISA);
  • Praticidade – quando executado pela OXETIL FGF, apresenta logística de coleta e entrega do material com assiduidade e pontualidade;
  • Redução da quantidade de material descartado – a esterilização com óxido de etileno contribui para a sustentabilidade. Tudo aquilo que pode ser reaproveitado dentro da legalidade deve ser reaproveitado, a fim de diminuir o uso de matérias-primas, recursos naturais e a geração de lixo.

 

O processamento promove a redução de custos com a menor aquisição de materiais, chegando a representar uma economia média de 70%. Isso possibilita redirecionar os recursos que seriam gastos com a aquisição de materiais novos para o investimento em equipamentos, capacitação dos profissionais, mais procedimentos etc.

 

Face aos custos elevados relacionados à aquisição dos produtos novos para a saúde, classificados como passíveis de processamento, é primordial que ocorra sua reutilização, para atender a alta demanda de procedimentos. Não há risco em relação à preservação da saúde e da vida nas unidades de saúde. O processamento efetuado por uma EPETO, como a OXETIL FGF, é certeza de resultado final com segurança, qualidade e economia.

 

Além de controlar os gastos, o processamento realizado pela OXETIL FGF representa um ganho para todos. Ganham o hospital, os profissionais e principalmente o paciente, pois permite que mais pessoas possam usufruir com qualidade e segurança de materiais que seriam descartados.

 

A consciência de que a saúde não tem preço, mas tem custos e de que os recursos para a saúde, sejam públicos ou privados, são finitos, coloca o serviço de processamento com esterilização com óxido de etileno executado pela OXETIL FGF no segmento de oftalmologia como uma solução que viabiliza a execução de muitos procedimentos oftalmológicos.

 

esterilização de materiais

 

Esterilização de materiais oftalmológicos

 

Grande parte dos produtos para a saúde utilizados nos procedimentos oftalmológicos são sensíveis e se danificam quando expostos a temperaturas mais elevadas. O óxido de etileno é o método de esterilização mais compatível e indicado para estes materiais, pela sua difusabilidade, penetração, eficiência e capacidade de preservar a integridade do material. O processamento de materiais oftalmológicos estão previstos na resolução RE Nº 2.606, de 11 de agosto de 2006 da Anvisa (regulamentado pela RDC 15 de 15 de março de 2012 da Anvisa).

 

Entenda melhor sobre a EPETO clicando aqui.

 

Quais materiais oftalmológicos podem ser processados por EPETO?

 

Os materiais oftalmológicos podem ser processados e esterilizados com óxido de etileno com segurança. A Resolução RE n° 2.605 de 11 de agosto de 2016 da Anvisa determina que os produtos para a saúde que trazem o rótulo “PROIBIDO REPROCESSAR” e os produtos incluídos na lista da negativa que são exceções.

 

Confira a lista de materiais oftalmológicos mais comuns que são processados com a esterilização com óxido de etileno:

 

  1. Cassete Constellation;
  2. Cassete Infinity;
  3. Ponta de vitrectomia;
  4. Sonda endolaser;
  5. Sonda de iluminação;
  6. Esclerótomo;
  7. Tano diamantado;
  8. Linha de infusão;
  9. Linha de irrigação;
  10. Fibra ótica;
  11. Endolaser;
  12. Chandelier;
  13. Retrator de íris;
  14. Trepano.

 

2-Banner-Blog-Rastreabilidade-na-saude-V2_400x200

 

Por que o processamento com a esterilização com óxido de etileno da OXETIL FGF é a melhor opção?

 

  • Experiência – a OXETIL FGF é EPETO há 18 anos. É uma empresa que pratica desde a sua criação, no ano 2000, o que a legislação determina sobre o processamento (RDC 156 de 2006, RE Nº 2.606 e 2.605 de 11 de agosto de 2006, RDC 15 de 15 de março de 2012 e a Portaria 482 todas da Anvisa. Sempre cumpriu todas as etapas do processamento: lavagem, secagem, controle de qualidade, embalagem, selagem e esterilização.

 

  • Rastreabilidade – a OXETIL FGF desenvolveu e aplica a rastreabilidade do produto, Sistema de Rastreabilidade on-line OXETIL (SRO) desde 2010. Possui oito anos de experiência em um sistema integrado on-line com o hospital. Todos os materiais oftalmológicos críticos processados na OXETIL são rastreados com acompanhamento on-line, o que garante total controle. Esta tecnologia permite que você possa acompanhar o material quanto ao histórico de uso, em que paciente foi utilizado, quantas vezes foi processado, nome do fabricante e do fornecedor, inventário do estoque, descarte etc. Para conhecer melhor o SRO, clique aqui.

 

  • Frota própria – A agilidade entre o recolhimento do material, o processamento e a devolução dos materiais é garantida por nossa logística. Contamos com frota própria e equipe responsável para buscar os materiais e entregá-los após processados. Coletamos e entregamos em um intervalo máximo de 72 horas. Esta constância permite aos hospitais se programarem.

 

  • Preços justos pelo serviço de processamento – Os preços praticados pela OXETIL FGF no processamento são justos e seguramente compensadores para os hospitais e as clínicas oftalmológicas.

 

Entenda melhor o processo e os serviços da OXETIL FGF. Conheça os detalhes sobre esterilização de materiais e como hospitais e clínicas oftalmológicas podem se beneficiar com a EPETO. Clique aqui e receba uma proposta personalizada dos serviços da OXETIL FGF.

 

esterilização de materiais