Artigos

PGRSS OXETIL FGF: um aliado da natureza e do bem-estar

A responsabilidade socioambiental nas empresas, apesar de essencial, ainda é uma prática recente no Brasil. Devido a essa demanda atual, empresas públicas e privadas passaram a adotar um sistema de gestão, que tem dois objetivos: providenciar a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou a conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental). Para desenvolver essa postura ambientalmente responsável, a OXETIL FGF realiza um conjunto de ações que promovem seu desenvolvimento. Adotamos o PGRSS para nunca abrirmos mão do comprometimento com o meio ambiente e o bem-estar. Este programa é uma obrigatoriedade para todo estabelecimento de saúde, conforme a resolução RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004 e agora já adequada com a nova Resolução RDC nº 222, de 28 de março de 2018.

 

 

 

Entenda o PGRSS da OXETIL FGF

O Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, praticado na OXETIL FGF, é um procedimento de gestão. Ele foi planejado com bases científicas e técnicas, normativas e legais. Tudo para minimizar a produção de resíduos e proporcionar àqueles que são gerados um encaminhamento seguro e eficiente. Com o PGRSS, visamos à proteção dos trabalhadores, à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A OXETIL FGF gera em sua unidade os seguintes resíduos estabelecidos pelo PGRSS:

 

  • O Grupo A é identificado pelo símbolo de substância infectante constante na NBR 7500 da ABNT. Fica com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos.

 

  • O Grupo B é identificado através do símbolo de risco associado, de acordo com a NBR 7500 da ABNT. Contém discriminação de substância química e frases de risco.

 

  • O Grupo D agrega os resíduos destinados à reciclagem ou à reutilização. A identificação deve ser feita nos recipientes e nos abrigos de guarda de recipientes, usando código de cores e suas correspondentes nomeações. Todas baseadas na Resolução CONAMA nº 275/2001 e com símbolos de tipo de material reciclável.

 

  • O Grupo E é identificado pelo símbolo de substância infectante constante na NBR 7500 da ABNT. Rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco do resíduo.

 

De acordo com o PGRSS, os resíduos dos grupos A, B e E são enviados para destinação final por termodestruição. O tratamento do óxido de etileno e a correta destinação de seus resíduos – etilenocloridrina e etilenoglicol – também são feitos. Todo resíduo coletado é corretamente destruído e essa destruição é documentada em laudos pela OXETIL FGF.

 

 

PGRSS e Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva é outra prática ambiental adotada na empresa, alinhada ao PGRSS. Atualmente, todo o papelão das embalagens recebidas pela OXETIL FGF é separado e destinado à reciclagem. O valor arrecadado com as vendas do material é revertido para a realização de confraternizações de nossa equipe. Essa é uma forma de estimular o lazer e a interação entre os funcionários, fazendo o bem para a sociedade.

 

Além disso, todas as embalagens vazias de plástico e vidro de produtos utilizados pela OXETIL FGF, como álcool, benzina e água oxigenada, são inutilizadas, identificadas e devidamente recolhidas pela Prefeitura Municipal de Maripá de Minas, cidade sede da empresa. A partir daí, são encaminhadas para o aterro sanitário privado.

 

Banner-Blog_Conheca_A_Historia_400x200

 

Ação e motivação

O cuidado com o bem-estar dos funcionários é outro compromisso da OXETIL FGF. Todos os colaboradores da empresa são treinados e orientados sobre o descarte correto dos resíduos com os quais trabalham. Também são capacitados nos cuidados com a manipulação dos materiais. Eles são treinados de acordo com o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS. Além dele, também conhecem o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, as legislações aplicáveis, as novidades tecnológicas, entre outros. A capacitação é constante e acontece, em média, a cada seis meses.

 

Todo o cuidado do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS gera uma série de benefícios, segurança e tranquilidade para os clientes são alguns deles. Peça já a sua proposta personalizada, confiança comprovada para a esterilização por óxido de etileno”. Temos certeza de que você irá confirmar a nossa qualidade.

 

esterilização de material hospitalar