Artigos

Óxido de etileno x outros métodos

Saiba qual é a melhor opção para a sua empresa

As opções disponíveis no mercado para esterilização de materiais cirúrgicos e hospitalares são variadas. Óxido de etileno, glutaraldeído, peróxido de hidrogênio, formaldeído, ácido peracético, radiação ionizante e vapor são algumas das possibilidades.

 

A utilização da metodologia adequada garante a segurança na desinfecção e na esterilização dos equipamentos e contribui para o controle de infecções hospitalares. As normas reguladoras exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinam os procedimentos e os métodos aplicados na higienização. Como resultado, os padrões de controle de qualidade são cumpridos, e a eficácia da esterilidade é assegurada.

 

Neste artigo, você encontra informações sobre:

 

 

óxido de etileno

 

Métodos de esterilização

A esterilização garante a eliminação de qualquer tipo de microrganismo, como vírus, fungos, bactérias e esporos. Para que o processo seja eficaz, é preciso seguir os procedimentos previstos em lei e escolher o método adequado para cada tipo de material.

 

Podemos dividir os tipos de esterilização, de maneira genérica, em:

 

  • Métodos químicos.
  • Métodos físicos.
  • Métodos físico-químicos.

 

Métodos de esterilização químicos

O processo é realizado com a utilização de compostos líquidos ou gasosos que agem na eliminação de microrganismos. A esterilização é realizada a partir de reações químicas entre as substâncias e os microrganismos. Os principais métodos são:

 

 

Ácido peracético

A substância é bem empregada na esterilização de materiais que são sensíveis a altas temperaturas. Sua principal utilização é a eliminação de esporos, bactérias, vírus e fungos em baixas temperaturas. A eficiência do processo só pode ser assegurada se o material for usado imediatamente, após a finalização do procedimento. Além disso, os instrumentos fabricados em alumínio anodizado não podem ser esterilizados com este método.

 

1-Banner-Blog_Oxetil_V2_300x300

 

Glutaraldeído

O elemento é utilizado para inativar bactérias, vírus, fungos, bacilos e esporos. Pode ser usado também nos processos de higienização e desinfecção antes da esterilização. Sua eficácia é apenas comprovada depois de um longo período de exposição dos materiais. Em geral, o tempo mínimo de imersão é de oito horas. A substância é altamente tóxica e irritante para olhos, nariz, garganta e pele. Equipamentos termossensíveis podem ser submetidos a esse método sem qualquer tipo de prejuízo.

 

Métodos de esterilização físicos

A esterilização por métodos físicos acontece graças à interação entre os microrganismos e o calor ou o movimento das ondas emitidas pela radiação ionizante. Conheça os principais tipos:

 

Autoclave

O vapor saturado sob pressão é utilizado para eliminar os microrganismos através da desnaturação de suas proteínas celulares. Além das altas temperaturas e da ação da pressão, o método compreende o emprego do vapor úmido ou superaquecido.

 

Calor seco

O método compreende quatro tipos de procedimento distintos e só pode ser empregado em materiais e equipamentos metálicos altamente resistentes ao calor elevado.

 

  • Flambagem: os materiais metálicos são expostos à chama de um bico de gás até atingir o rubro. Apenas as formas vegetativas dos microrganismos são eliminadas. Portanto, não pode ser considerado um método de esterilização propriamente dito;

 

  • Incineração: processo utilizado para destruir materiais infectados, como é o caso do lixo hospitalar;

 

  • Raios infravermelhos: por meio de lâmpadas que emitem raios infravermelhos e sua produção de calor, é possível alcançar temperaturas de 180°C, o que elimina os microrganismos;

 

  • Estufa de ar quente: é o procedimento mais utilizado quando falamos em calor seco. A esterilização é realizada em estufas elétricas.

 

Radiação ionizante

Através da movimentação produzida pela radiação de elementos como cobalto ou provocadas por aceleradores de elétrons, é possível alterar o DNA dos microrganismos e provocar sua morte. Organismos como esporos bacterianos, leveduras e fungos são resistentes ao método. A radiação pode ser utilizada em materiais termossensíveis e permite a esterilização dos utensílios já embalados. A desvantagem é que o processo apresenta alto custo e exige mão de obra especializada.

 

Método físico-químico

O método combina tanto o emprego de substâncias químicas quanto a utilização de fonte de calor ou vapor. Entretanto, neste caso, em geral, é aplicado em temperaturas mais baixas, quando comparadas ao método físico.

 

Formaldeído

Este método combina a utilização da solução de formaldeído a 2%, na presença de vapor saturado, com temperatura que varia entre 50°C a 78°C. Os materiais são expostos a essas condições por cerca de três horas para garantir sua esterilização. Como as temperaturas não são severas, é possível processar materiais sensíveis ao calor. A substância é corrosiva, irritante e cancerígena.

 

Óxido de etileno

O óxido de etileno é amplamente utilizado para esterilização de materiais sensíveis à exposição de calor excessivo. De maneira simplificada, o processo combina a exposição do produto ao gás em um ambiente de vapor e pressão controlados. Além de sua eficiência na esterilização, o método preserva as características físicas dos produtos, preservando sua vida útil.

 

óxido de etileno

Peróxido de hidrogênio

Popularmente conhecido como água oxigenada, o peróxido de hidrogênio é indicado para esterilização de superfícies planas, de sólidos e de materiais que não podem ser expostos a altas temperaturas. Mesmo em baixas concentrações, como costuma ser usado (de 3% a 6%), a substância é corrosiva e pode danificar os produtos, de acordo com sua composição.

 

Plasma de peróxido de hidrogênio

Neste método, é aplicada uma mistura de água, ácido peracético e peróxido de hidrogênio. Além de esterilizante e desinfetante, o processo não é oxidante, preservando, assim, as características dos produtos.

 

 

Quais são as vantagens da esterilização com óxido de etileno?

Como vimos neste artigo, muitas são as possibilidades quando o assunto é a esterilização de materiais cirúrgicos e hospitalares. Um dos métodos mais utilizados é o óxido de etileno, devido às vantagens que ele apresenta em relação aos demais:

 

  • Eficácia e eficiência do método;
  • Aplicação do processo em materiais sensíveis ao calor;
  • Preservação das características do produto;
  • Aumento da vida útil de materiais e equipamentos hospitalares;
  • Segurança;
  • Controle de qualidade na esterilização;
  • Maior controle microbiológico;
  • Redução dos riscos de infecção hospitalar.

 

Além disso, o óxido de etileno pode ser utilizado em uma vasta gama de produtos hospitalares. Instrumentos de uso intravenoso e cardiopulmonar, telescópios e aparelhos utilizados para monitorização invasiva são alguns exemplos. Equipamentos elétricos também apresentam boa resposta aos procedimentos, como eletrodos, marca-passos e fios elétricos.

 

Baixe o e-book Como escolher seu parceiro para o processamento de materiais para saúde e saiba mais sobre a esterilização por óxido de etileno.