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Organização Nacional de Acreditação e processamento de materiais
Sistema Brasileiro de Acreditação zela pela qualidade e pela segurança nos serviços de saúde
A Organização Nacional de Acreditação – ONA é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que atua em todo o território nacional. Baseada no Sistema Brasileiro de Acreditação, ela visa à implantação de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade. Assim, após a comprovação da qualidade, dá-se a acreditação do Estabelecimento de Assistência à Saúde – EAS.
Atividades da Organização Nacional de Acreditação
As atividades desenvolvidas pela Organização Nacional de Acreditação e pelas instituições acreditadoras por ela credenciadas não possuem finalidade de fiscalização. Nem mesmo de controle oficial, sendo dotadas de um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua dos serviços prestados. A acreditação de um EAS traz segurança a seus pacientes e funcionários. Isso porque considera critérios como a eficiência da gestão hospitalar e a qualidade da assistência médica e da equipe profissional.
O papel da Organização Nacional de Acreditação
No Brasil, poucas instituições são credenciadas pela Organização Nacional de Acreditação como acreditadora. Entre suas incumbências, está a de auditar, “in loco”, os principais parceiros/colaboradores do EAS que buscam a acreditação. Na OXETIL FGF, as solicitações de auditorias de fornecedor acontecem de forma periódica. Tudo para comprovar, com base no Sistema Brasileiro de Acreditação, a qualidade dos serviços prestados.
Em uma dessas ocasiões, recebemos membros da Det Norske Veritas – DNV. Os auditores da DNV (ISO, ONA, NIAHO e Gestão de Riscos), Eduardo Ramos Ferraz e Luiz Carlos Marzano, comprovaram a eficácia do sistema de Gestão da Qualidade na OXETIL FGF. Ao longo da permanência em nossa empresa, gentilmente concederam uma entrevista.
A seguir você saberá mais sobre o papel da Organização Nacional de Acreditação na melhoria dos serviços de saúde. Também conhecerá a importância das empresas que processam/esterilizam materiais médico-hospitalares e do inovador Sistema de Rastreabilidade OXETIL.
1. Como o senhor vê a importância da ONA para o sistema de saúde?
ONA: A Organização Nacional de Acreditação, através do Sistema Brasileiro de Acreditação, está revolucionando o sistema da saúde no Brasil. Ela fez despertar nesse segmento a necessidade da criação de um sistema de gestão baseado em ferramentas da qualidade consagradas. Isso tem que ser demonstrado como um recurso muito efetivo para o gerenciamento das organizações de saúde. Aspectos baseados no Sistema Brasileiro de Acreditação propiciam melhorias da assistência, da gestão e das relações com os clientes. A Organização Nacional de Acreditação promove a qualidade da assistência à saúde, contribuindo para a melhoria do setor de saúde no Brasil. A acreditação identifica para os clientes e a sociedade que a organização de saúde alcançou um padrão de qualidade reconhecido externamente.
2. Qual é a influência da ONA no desenvolvimento operacional qualificado dos estabelecimentos de saúde?
ONA: Através da implementação de um sistema de gestão, como o preconizado pela Organização Nacional de Acreditação, a organização passa a planejar seus processos, monitorá-los, medir a eficácia e a eficiência através de análises críticas constantes, sempre com o objetivo de aprimorar as suas atividades. E isso inclui seus processos operacionais. A Organização Nacional de Acreditação tem como política da qualidade “desenvolver e operar um Sistema de Acreditação que contribua para o desenvolvimento da qualidade nos serviços de saúde, com a satisfação dos clientes, o planejamento, a padronização e a análise com foco na melhoria contínua dos seus processos e resultados”. A acreditação checa a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos e tem caráter de educação continuada.
3. Qual é o papel da Organização Nacional de Acreditação quanto ao desenvolvimento qualificado dos colaboradores prestadores de serviços terceirizados para os estabelecimentos de saúde?
ONA: É um papel fundamental. O Sistema Brasileiro de Acreditação estabelece requisitos que permitem e estimulam o desenvolvimento dos seus colaboradores. Isto é: quanto à competência, considerando formação, habilidades, treinamentos e experiência, de forma a não somente aprimorá-los. Também ajuda a reter talentos, preconizando o estabelecimento de política de gestão de pessoas com ênfase na qualidade assistencial. A Organização Nacional de Acreditação define que a organização identifique, mapeie, planeje e realize programas de capacitação. Ela considera as estratégias da organização e as necessidades dos colaboradores para o exercício de suas funções. Quanto ao desenvolvimento de prestadores de serviços terceirizados, a norma é muito clara. Preconiza que a organização de saúde deve estimular e ajudar o desenvolvimento de seus terceiros, de forma que eles possam interagir de forma segura sem comprometimento da qualidade dos serviços prestados pela organização. Todos os serviços terceirizados que impactam a qualidade da assistência devem ser avaliados “in loco”.
4. Como o senhor avalia a importância das empresas prestadoras do serviço de processamento e esterilização de materiais médico-hospitalares na gestão de um estabelecimento de saúde?
ONA: De suma relevância! Trata-se de um processo extremamente crítico e, portanto, impacta de forma decisiva na qualidade dos serviços da organização de saúde. A efetividade dos serviços de processamento e esterilização é condição básica para a segurança do paciente. Por isso, deve assegurar as condições da esterilização e a integridade dos materiais.
5. Em sua opinião, como a implementação do Sistema de Rastreabilidade OXETIL – SRO pode auxiliar o estabelecimento de saúde no estrito cumprimento à RE 2.606/2006 da ANVISA?
ONA: O Sistema de Rastreabilidade contribui para a sistemática de registro e validação do processo de esterilização. O serviço de saúde deve possuir mecanismos validados que garantam a rastreabilidade. O SRO auxilia o gerenciamento do estoque, o controle da esterilização e a validade dos materiais. Os protocolos de processamento devem garantir a qualidade dos resultados e de todas as etapas do processo, e isso inclui também a rastreabilidade.
Neste artigo, você pôde saber mais sobre a Organização Nacional de Acreditação e o Sistema Brasileiro de Acreditação. Mais do que isso, compreender a importância da prática para a saúde nacional. A OXETIL FGF investe constantemente na melhoria de seus serviços. Dessa forma, vem mantendo altos padrões de qualidade e, consequentemente, de satisfação dos clientes. Para saber mais, clique aqui e peça já um diagnóstico gratuito e reduza os seus custos.