Artigos

Esterilização de materiais: o método ideal

A esterilização de materiais é assunto recorrente em nosso blog. Em uma pesquisa rápida, você pode encontrar as principais formas de fazer o processo e as suas características. Além disso, pode entender bastante sobre o que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária apregoa sobre o tema. Hoje, abordaremos mais sobre um método que pode ser ideal para a sua empresa: o óxido de etileno.

 

Benefícios da esterilização de materiais com óxido de etileno

Para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, a esterilização de materiais por óxido de etileno pode trazer inúmeras vantagens.  Ele é um agente químico de alta eficiência no que se refere à esterilização de Produtos para Saúde. Isso porque age a baixas temperaturas e possui alto poder de penetração, sem ser corrosivo. O ETO é altamente eficaz pela sua penetração e pela sua difusibilidade, podendo esterilizar artigos médico-hospitalares termossensíveis, estreitos ou longos. Além disso, permite a esterilização de materiais compostos por qualquer matéria-prima.

 

 

Vantagens do óxido de etileno perante os outros métodos

Para a esterilização de materiais, alguns pontos fortes do óxido de etileno que podemos citar são:

  • Uso diversificado: utilizado para vários tipos de artigos;
  • Substitui os processos físicos e químicos de esterilização;
  • Excelente penetração: apresenta pequenas moléculas de ETO;
  • Letal a todos os microrganismos: ação bactericida, fungicida, virucida e esporicida;
  • Não danifica o artigo exposto: é utilizado a baixa temperatura e baixa pressão;
  • Esteriliza artigo embalado.

Banner-Blog_Conheca_A_Historia_400x200

Substituição na esterilização de materiais

Como dito anteriormente, o óxido de etileno é capaz de substituir outros métodos. Nos processos físicos, ele é ideal para ser trabalhado no lugar dos métodos de calor seco e, também, calor úmido.  Já para a esterilização de materiais pelos processos químicos a frio, ele substitui os métodos de glutaraldeido e formaldeído.

 

 

Como usufruir de todas essas vantagens?

Diversos cuidados são necessários no processo para usufruir de todas as vantagens do óxido de etileno. Para a perfeita esterilização de materiais, é preciso contar com o parceiro certo. Vários estabelecimentos de saúde já estão colhendo frutos positivos deste tipo de trabalho. Clique no banner a seguir e veja o que os profissionais de saúde que lideram equipes de alta performance têm a dizer sobre o dia a dia deste processo. Clique aqui e saiba como reduzir os seus gastos.

 

esterilização de material hospitalar