Artigos

Como reduzir os gastos de um hospital utilizando a esterilização de materiais + 5 dicas!

Em tempos de crise, hospitais públicos e privados devem se adaptar para sobreviver. A fim de que isso ocorra, grande parte dos esforços precisa ser dedicado aos processos administrativos da instituição. Inúmeros fatores podem implicar na desestabilidade do setor, como despesas extras na CME e a esterilização de materiais hospitalares, por exemplo.

 

Uma boa solução para começar a reduzir os custos operacionais de um hospital é terceirizar o processamento dos materiais em empresa processadora. Essa mudança permite que os recursos sejam investidos na infraestrutura do Estabelecimento de Assistência à Saúde (EAS), realocando o dinheiro em áreas que precisam. Enviar os artigos para empresas processadoras realizarem o processamento e a esterilização de materiais torna todo o processo mais seguro, desde que realizado por um estabelecimento de confiança.

 

Reduzindo gastos com a esterilização de materiais hospitalares

 

A esterilização de materiais é um procedimento que consiste na total eliminação da vida microbiológica existente em alguns materiais hospitalares. Esterilizar esses equipamentos é imprescindível para a saúde e a segurança de pacientes e profissionais da área.

 

O local responsável por realizar essa função é chamado de CME – Central de Material de Esterilização, um setor dentro do próprio hospital. A contratação do serviço de processamento por uma empresa processadora é legal e gera economia para o estabelecimento. Além de reduzir custo com recursos humanos, reduz também os gastos com operação e manutenção dos equipamentos, dos insumos utilizados durante o processo e de recursos ambientais como água e energia – considerados os itens mais onerosos deste setor. Portanto, a opção de contratar o processamento em empresa prestadora deste serviço é uma das formas mais eficazes de reduzir gastos e maximizar benefícios em um hospital.

 

Ao optar pela contratação de uma empresa prestadora do serviço de processamento, os hospitais têm a chance de concentrar seus esforços no aperfeiçoamento da estrutura física e da administração.  Ou seja, além de proporcionar economia, a contratação de empresa para processamento e esterilização de materiais hospitalares também permite o foco no aperfeiçoamento constante no atendimento aos pacientes.

 

Mas atenção: ao optar por essa alternativa, escolha uma empresa que tenha controle sobre seus produtos para a saúde. Ela deve garantir que todas as etapas do processamento e esterilização sigam as exigências da ANVISA. Além disso, todo o trabalho deve ser realizado por profissionais capacitados.

 

esterilização de materiais

 

Conheça outras formas de reduzir os custos hospitalares

 

1.      Evite o desperdício

Economizar recursos é uma tarefa simples e faz muita diferença na hora de fechar a contabilidade de um hospital. Opte pela sustentabilidade ao adotar algumas medidas de redução de custos, como diminuir o consumo de água e energia elétrica. Uma boa ideia é instalar sensores de presença em locais de grande circulação. Você também pode criar campanhas internas que conscientizem sobre o desperdício de fontes não renováveis e estimulem a reciclagem de materiais.

 

2.      Trace metas

Ter um planejamento estratégico dentro de um hospital é fundamental para fugir da crise e poupar recursos. Analise, de forma criteriosa, questões como geração de receitas e custos operacionais. Para isso, reúna informações sobre:

 

 

  • Os pacientes;
  • O mercado no qual o hospital está inserido;
  • Os fornecedores;
  • Os funcionários do hospital;
  • A capacidade de atendimento;
  • Os serviços que estão disponíveis e os que ainda poderão ser oferecidos.

 

3.      Fique de olho nos funcionários

Aproveite bem a equipe que trabalha em seu hospital. Tenha certeza de que todos os colaboradores estão sendo totalmente aproveitados em suas funções. Promover a sinergia entre eles evita que haja sobrecarga em certas áreas e desgaste do profissional.

 

Além disso, quando um setor trabalha demais significa que existe outro que não está cumprindo suas funções adequadamente. Isso gera um desperdício de verba que poderia ser aproveitada na capacitação de outros profissionais, bem como em outros recursos, como a contratação de empresa para o processamento e esterilização de materiais.

3-Banner-Blog_Oxetil_V2_300x300

 

4.     Tenha uma boa gestão de equipamentos

Para funcionar de forma eficiente e segura, um hospital precisa, além de profissionais confiáveis, de equipamentos modernos. Apostar na inovação é uma boa forma de reduzir custos dentro de um hospital. Apesar de serem mais caros, os equipamentos modernos correm menos risco de demandarem manutenção ou sofrerem com algum defeito. Ademais, ao manter equipamentos antigos, o seu hospital perde na competitividade do mercado e aumenta os gastos.

 

5.      Aproveite bem os espaços

Normalmente, um hospital possui vários setores e diversas salas. Administrar bem quais áreas vão se instalar nos espaços é muito importante para evitar uma sala ociosa. Ter um espaço sem uso significa perda da receita e custo desnecessário. Caso isso ocorra, procure dar uma nova serventia ao local. O que muitos hospitais têm feito é sublocar o espaço para outros médicos ou empresas. O valor do aluguel vai aumentar a arrecadação do hospital e reduzir custos.

 

Como você pôde ver, existem várias formas de diminuir os custos operacionais de um hospital. E contratação de empresa que realize o processamento e a esterilização de materiais hospitalares é uma das mais efetivas para alcançar o objetivo. Quer saber um pouco mais sobre o universo de esterilização e processamento? Então clique aqui e baixe o e-book “Processamento de materiais hospitalares”.

 

esterilização de materiais