Artigos

Kazuko Uchikawa Graziano avalia processo da OXETIL FGF

A OXETIL FGF recebeu, recentemente, a professora doutora Kazuko Uchikawa Graziano em suas instalações. A profissional é uma das maiores autoridades do país quando falamos em esterilização e processamento. O objetivo da visita ilustre foi uma apreciação da segurança de nossas instalações e da eficiência da esterilização por óxido de etileno oferecida. Na ocasião, a professora pôde conhecer toda a infraestrutura, verificar de perto todo o processo e conversar com nossos profissionais.

 

Trouxemos ao blog uma entrevista com a Dra. Kazuko para que você possa conferir as suas percepções. Ela fala sobre a experiência, a visita e os pontos que lhe chamaram atenção durante a estadia na OXETIL FGF.

 

 

 

Entrevista com a professora Dra. Kazuko Uchikawa Graziano

 

Experiência com esterilização

Prof. Dra. Kazuko:

 

“Sempre digo que sou cria da Universidade de São Paulo. Graduei-me em enfermagem e tive alguns anos de experiência na prática assistencial. Após isso, trabalhei toda a minha vida como docente e pesquisadora. Dedico-me há aproximadamente 35 anos à pesquisa sobre esterilização – que agora ampliamos, chamando de processamento de materiais.”

 

Esterilização segura

Prof. Dra. Kazuko:

 

“A esterilização só é segura quando o material é previamente limpo, inspecionado e acondicionado no processamento. Só aí vem a fase de esterilização. E isso, inclusive, foi o foco da minha visita à OXETIL FGF.”

 

2-Banner-Blog-Rastreabilidade-na-saude-V2_400x200

 

Percepção sobre a OXETIL FGF

Prof. Dra. Kazuko:

 

“Fiquei encantada com o controle dos processos da empresa, que é incrível. Tenho ampla vivência no processamento de materiais dentro de hospitais, com artigos que dizemos ser ‘permanentes’ em unidades denominadas Central de Material e Esterilização (CME). Sei o quanto o trabalho é minucioso e exige muitos controles. Na OXETIL FGF, encontrei o mundo ideal. Fiquei impressionada com o controle de qualidade que a empresa conseguiu implantar. Digo isso especialmente em relação aos termossensíveis, que suportam esterilização por óxido de etileno.”

 

Destaque na empresa

Prof. Dra. Kazuko:

 

“O aspecto que mais me impressionou foi a rastreabilidade que a empresa oferece. Na OXETIL FGF, chega-se ao nível de saber quais são os pacientes e onde eles usaram os materiais processados. Há controle, inclusive, da legalidade do produto e do número de reusos. Isso é uma parceria muito importante para todo serviço de saúde. Isso porque não adianta apenas um lado ser confiável e rigoroso, a empresa parceira também precisa ser. Acredito que os hospitais que se servem da OXETIL FGF são privilegiados. Outro ponto que gostaria de destacar é que nenhum serviço funciona em nível de excelência sem o capital humano. Encontrei na empresa uma equipe comprometida e competente. É realmente impressionante.”

 

Na mídia

A importante apreciação da professora Dra. Kazuko Uchikawa Graziano foi destaque na mídia local. Você pode conferir a matéria realizada pelo blog “Conversa Mineira” clicando aqui.

 

 

Sobre Kazuko Uchikawa Graziano

  • Professora titular aposentada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
  • Doutora e mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Leicester, Inglaterra (2005).
  • Graduada em Enfermagem (habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica e licenciatura) pela Universidade de São Paulo.
  • Exerceu o cargo de chefe técnico de Divisão de Hospitalidade do Hospital Universitário da USP, de 2012 a 2015.
  • Representou a Escola de Enfermagem da USP como membro titular de Câmaras Técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério da Saúde, de 2005 a 2015.
  • Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2004-2010).
  • Consultora ad hoc da CAPES, da FAPESP e do CNPq.
  • Membro de corpo editorial da revista da Escola de Enfermagem da USP e revisora de quatro periódicos com classificação A1 e A2 segundo a CAPES.
  • Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 2).
  • Líder do grupo de pesquisa “Controle de infecção relacionada a procedimentos assistenciais. Centro de Material e Esterilização”.
  • Experiência em pesquisa na área de Enfermagem com atuação principal em processamento de materiais (limpeza/desinfecção/esterilização, reuso de materiais de uso único e infecção hospitalar).

 

Fonte: Fabesp /Currículo Lattes

 

Esterilização de produtos para saúde

Para a OXETIL FGF, é uma honra ter uma avaliação tão positiva na visão de uma profissional gabaritada, como a professora Dra. Kazuko Uchikawa Graziano. Sua empresa também pode comprovar a nossa excelência. Peça uma proposta personalizada, que entraremos em contato. Conte com a segurança e a tranquilidade do nosso processo.